Os candidatos do PSDB ficaram com as maiores fatias dos votos dos joinvilenses para a Câmara dos Deputados e para a Assembléia Legislativa. Os partidos campeões de votos para deputado federal na cidade foram o PSDB, PMDB e PT. Para a Assembléia, quem se deu melhor foram PSDB, PP e DEM. O levantamento foi feito com base no número total de eleitores aptos a votar na cidade.
Comparando com o desempenho das eleições de 2006, entre os que concorreram para a Câmara dos Deputados, os candidatos do PP apresentaram a maior queda. Tinham 8,1% dos votos e passaram para 3,2%. Entre as sete principais siglas, apenas o PSDB e o PMDB receberam mais votos do que quatro anos atrás – cada um elegeu um deputado federal.
Na soma dos votos para a Assembleia Legislativa, o PMDB teve a maior perda, diminuindo de 14% há quatro anos para 5,7% nestas eleições. Apenas o PP, entre os partidos que elegeram algum deputado estadual da região de Joinville, teve mais votos, subindo de 10,3% para 12,8%.
O PMDB é um dos partidos que mais sofreram nas urnas com os nomes para a Assembleia. Para Cleonir Branco, vice-presidente do PMDB em Joinville, há um esgotamento de nomes. “Testamos todas as fórmulas. Ainda não achamos uma solução”, comenta.
Para o coordenador de campanha do PT em Joinville, Eduardo Dalbosco, o fortalecimento da tríplice aliança e as dificuldades no governo municipal foram os principais fatores que atrapalharam na baixa quantidade de votos recebidos pelos petistas. “O Carlito (Merss) era o mais votado fazendo oposição. Mas ser governo gerou desgaste”, diz. Para Marco Tebaldi, não foram os sete candidatos do PSDB que acabaram fazendo o partido diminuir a votação em quase 12 mil votos para a AL. “Faltou consistência de propostas”, diz. O DEM repetiu a eleição de um parlamentar para a Assembleia, em 2010. Mesmo assim, tiveram uma perda de dois mil eleitores.
Marco Tebaldi conquistou 100.839 votos.